quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Aniversário da morte? 40 anos sem Theodor Adorno

Sempre que se fala em Theodor Adorno logo me vem a cabeça a professora Cilene Victor. Ainda me lembro das aulas dela sobre a Escola de Frankfurt como se tivessem sido ontem. Nem tanto. Mas confesso que eu gostava muito dessas aulas. E por causa dela e dele resovi me aventurar na monitoria escolar na disciplina Teorias da Comunicação. Eu finjo que sei e os alunos que me entendem. Ai fica tudo certo.

Bom, há 40 anos morria o filósofo alemão Theodor Adorno, um dos maiores pensadores da Escola de Frankfurt e crítico da chamada "indústria cultural". Além de filósofo, era formado também em sociologia, psicologia e ainda estudou música. Ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas fundou a Escola de Frankfurt, que contribuiu para o renascimento intelectual da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

Em 1934, foi obrigado a se mudar para a Inglaterra para fugir da perseguição nazista aos judeus. Depois mudou-se para os Estados Unidos, onde começou a refletir a respeito da massificação da cultura, regida pelos interesses, lucros e conveniências, e estudasse a mídia norte-americana e a forma com que ela influenciava o consumo e a submissão da população. Termos conhecido hoje como "indústria cultural" e "cultura de massa".

Theodor Adorno morreu aos 65 anos, em 6 de agosto de 1969, devido a complicações cardíacas após ter tentado escalar uma montanha na Suíça.

Nenhum comentário: