O carnaval é considerado uma das maiores manifestações da cultura popular, uma festa que envolve arte e folclore, e que tem representatividade no mundo todo.
A origem do carnaval é anterior à era cristã, tendo se iniciado na Itália, e chegou ao Brasil por volta do século XVII. Embora a festa já tivesse popularidade, foi no ano de 1884, em Salvador, que teve início a organização dos festejos de ruas e os desfiles de clubes, carros alegóricos e de vários populares. A partir daí o carnaval de rua foi crescendo e tornando-se cada vez mais popular.
Salvador é considerada a cidade do carnaval e conta com uma infra-estrutura especial, montada pelos diversos órgãos participantes para atender os foleões durante os seis dias de festa.
O carnaval de Salvador atrai uma multidão com seus trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região, os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
São mais de dois milhões de foleões, entre eles baianos e turistas, espalhados por uma área de 25 quilômetros. É uma verdadeira explosão de alegria, estilos e manifestações artística e popular. Salvador recebe gente de todo o país e dos quatro cantos do mundo, que se unem numa mesma festa, numa mesma emoção.
Texto que escrevi para uma entrevista.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário