terça-feira, 28 de julho de 2009

Estopim da Primeira Guerra Mundial completa 95 anos

Há 95 anos, o Império Austro-Húngaro declarava guerra à Sérvia. Em 28 de julho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa eram assassinados por um jovem pertencente ao grupo terrorista Mão Negra. O grupo terrorista era contrário a presença austríaca na Província. O Império Austro-Húngaro reagiu e declarou guerra à Sérvia.

Um aguerra sem precedentes, que envolveu não somente os dois impérios como praticamente todos os países do mundo. A guerra foi ferramenta não apenas para manutenção da supremacia militar, mas como forma de ganhar mais colônias na Ásia e África. Interesses (comuns ou rivalidade) formaram as alianças militares: Tríplice Aliança, com Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro, e a Tríplice Entente, com Inglaterra, França e Rússia.

O final, muito já sabem. Com a derrota da Tríplice Aliança e mais de 10 milhões de mortos, a guerra redesenhou o cenário político internacional, colocando os Estados Unidos na liderança da cenário global.

Fico pensando, como seria se a Alemanha tivesse ganho essa guerra. Haveria a segunda? Seríamos todos nazistas hoje? Sei lá, né!!

Nenhum comentário: